Desnutri o
A desnutrição é um estado patológico decorrente de uma deficiência ou excesso de um ou mais nutrientes essenciais, sendo os de maiores índices de deficiência: ferro, zinco, cálcio, vitamina A, vitamina E, vitamina C, ácidos graxos essenciais, vitamina D. A desnutrição é um problema do tipo multifatorial, o que envolvi determinantes de origem biológica (baixo peso ao nascer e condições de saúde inadequadas) e social (condições socioeconômicas e ambientais desfavoráveis). A idade crítica para desnutrição é dos seis meses – quando as mães geralmente começam a complementar a alimentação do leite materno – até os 24 meses, mas crianças com menos de cinco anos, adolescentes, mulheres grávidas ou em período de amamentação, idosos e pessoas com doenças crônicas também são consideradas vulneráveis.
Os hábitos alimentares pobres, tais como amamentação inadequada, ingestão de alimentos pouco nutritivos e a falta de instrução sobre o valor nutricional dos alimentos contribuem para a desnutrição, juntamente com infecções frequentes ou persistentes, como diarreia, pneumonia e malária.
Epidemiologia
A desnutrição é a segunda causa de morte mais frequente em menores de 5 anos nos países em desenvolvimento. A OMS estima que mais de 20 milhões de crianças nascem com baixo peso a cada ano, cerca de 150 milhões de crianças menores de 5 anos têm baixo peso para a sua idade e 182 milhões (32,5%) têm baixa estatura.
Ela é observada em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, mas o problema é mais grave na África, Ásia e América Latina, principalmente na região do Sahel, no Chifre da África e em algumas regiões do sul da Ásia, onde os alimentos altamente nutritivos como leite, carnes e peixe são escassos.
No Brasil, foram feitas várias pesquisas para avaliar o estado nutricional da população. Dentre elas, a PNSN (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição), em 1989, para determinar os níveis de desnutrição da população através de medidas como peso e altura, além de sexo