Desnutri O
1º tópico - O que é desnutrição ?
Desnutrição é um estado patológico causado pela falta de ingestão ou absorção de nutrientes.
Falta de acesso a alimentos com alto valor nutritivo é uma causa comum de desnutrição. Hábitos alimentares pobres, tais como amamentação inadequada, ingestão de alimentos pouco nutritivos e a falta de instrução sobre o valor nutricional dos alimentos contribuem para a desnutrição. Infecções frequentes ou persistentes, como diarreia, pneumonia e malária também são determinantes para o aparecimento da desnutrição. Existem casos muito graves, cujas conseqüências podem chegar a ser irreversíveis, mesmo que a pessoa continue com vida. Entretanto, a desnutrição pode ser leve e traduzir-se, sem qualquer registro de sintomas, numa dieta inadequada.
OBS: Fatores culturais também influenciam muito o consumo de alimentos. Isso porque algumas culturas ou religiões podem proibir o consumo de determinados alimentos, ou a dieta contém poucas calorias.
2º tópico - Causas
A desnutrição pode ser primária ou secundária, a depender do que causou o problema.
Entre as causas primárias estão comer pouco ou comer “mal”. Ou seja, ter uma alimentação em quantidade ou qualidade insuficiente em calorias e nutrientes.
Já entre as causas secundárias há a ingestão insuficiente de alimentos por fatores externos, que podem estar demandando um gasto energético maior do corpo, ou impedindo a pessoa de absorver os nutrientes e se alimentar corretamente. Alguns exemplos são presença de verminoses, câncer, anorexia, alergia ou intolerância alimentar, digestão e absorção deficiente de nutrientes.
Os nutrientes com maiores índices de deficiência são:
Ferro
Zinco
Cálcio
Vitamina A
Vitamina E
Vitamina C
Ácidos graxos essenciais
Vitamina D
3º- tópico - Sintomas
Adultos
Se você perder de 5 a 10% do seu peso corporal ao longo de três a seis meses e não está fazendo dieta, você pode estar em risco de desnutrição.
Outros sinais de desnutrição podem incluir: