Desnutri o e Anemia
Desnutrição
A desnutrição pode ser definida como uma condição clínica decorrente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais.
Os tipos mais comuns de desnutrição incluem a protéico-energética e de micronutrientes.
A desnutrição protéico energética é a inadequada absorção ou disponibilidade de energia e proteínas no organismo.
Já a desnutrição de micronutrientes refere-se à falta de alguns nutrientes essenciais como vitaminas e sais minerais necessários em pequenas quantidades. Deficiência de micronutrientes ocasiona várias enfermidades e compromete o funcionamento normal do corpo.
A
deficiência de vitamina A reduz a capacidade do organismo resistir a doenças. Deficiências de ferro, iodo e vitamina A são prevalentes e representam um desafio para a saúde pública. Causas da Desnutrição
Causas primárias: A pessoa come pouco ou“mal”.
Ou seja, tem uma alimentação quantitativa ou qualitativamente insuficiente em calorias e nutrientes. Causas secundárias: A ingestão de alimentos não é suficiente porque as necessidades energéticas aumentaram ou por qualquer outro fator não relacionado diretamente ao alimento. Exemplos: presença de verminoses, câncer, anorexia, alergia ou intolerância alimentares, digestão e absorção deficiente de nutrientes.
Fatores que influenciam
Desmame
precoce;
Sócio-econômico
Cultural;
Disponibilidade dos alimentos
Fisiopatologia
A desnutrição ocorre em estágios. Inicialmente, ocorrem alterações nas concentrações de nutrientes nos sangues e nos tecidos. A seguir, ocorrem alterações nos níveis enzimáticos.
Posteriormente, os órgãos e tecidos começam a apresentar disfunções e, em seguida, manifestam- se os sinais de doença e a morte.
O organismo necessita mais nutrientes durante determinados períodos da vida, sobretudo na primeira e na segunda infância e na adolescência, durante a gravidez e durante a amamentação. Na velhice, as