Resenha - Vibrações - Riscos Ambientais - Segurança do Trabalho
Vibração – Riscos Ambientais
As vibrações ocupacionais podem ser altamente prejudiciais à saúde do trabalhador e acarretar ônus, tanto para o empregador quanto para o empregado, desenvolvendo doenças ocupacionais devido ao tempo de exposição à vibração e, em decorrência da frequência e da ressonância, que amplifica a vibração no corpo humano. Diferente dos outros agentes, onde o trabalhador é exposto aos riscos, quando falamos sobre vibrações, caracteristicamente deve haver o contato entre o trabalhador e o equipamento/máquina que transmita a vibração.
O Anexo Nº8 da NR-15 é muito importante para a classificação da Insalubridade decorrente da exposição às vibrações, tendo como objetivo, o estabelecimento de critérios para a caracterização da condição de trabalho insalubre. O agente vibração pode ser dividido em dois grupos: Vibrações de Mãos e Braços (VMB) e Vibrações de Corpo Inteiro (VCI).
A norma internacional ISO 5349 serve como um guia para a medição e avaliação da exposição humana às vibrações transmitidas à mão. A norma especifica métodos gerais para medir e informar a exposição da vibração transmitida à mão em três eixos ortogonais para as faixas de um terço de oitava e faixas de uma oitava tendo frequências centrais entre 8Hz e 1.000Hz. Enquanto isso, a norma internacional ISO 2631 serve como um guia para avaliação da exposição humana à vibrações de corpo inteiro. Esta norma internacional define e dá valores numéricos a limites de exposição a vibrações transmitidas ao corpo humano, por superfícies sólidas, na amplitude de frequência de 1 a 80 Hz. A vibração induzida avança lentamente nas condições de saúde do trabalhador. No início ele começa como uma dor, porém com a exposição contínua da vibração, a dor pode tornar-se um ferimento ou doença.
A vibração induzida denominada dedo branco (VDB) é a condição mais comum entre os operadores de ferramentas manuais vibratórias. A vibração