TRABALHO DE HIST RIA
Em 1924 foi criada a Associação Brasileira de Educação (ABE), sendo assim já havia empenhado na luta pela implantação das novas ideias do ensino, essa luta recebeu o nome de “Movimento de Escolas Novas”. Em 1909, Carneiro Leão foi considerado por Raul Bitencourt o pioneiro desse movimento, devido ao seu livro intitulado A Educação.
A Reforma Francisco Campos
Em 1931 ocorreu a primeira reforma educacional de caráter nacional, organizada pelo ministro da educação e da saúde Francisco Campos. Essa reforma deu uma estrutura orgânica ao ensino secundário, comercial e superior. Estabeleceu o currículo seriado, a frequência obrigatória, o ensino em dois ciclos: um fundamental, com duração de cinco anos, e outro complementar, com dois anos, e a exigência de habilitação neles para ingressar no ensino superior.
A Reforma do Ensino Superior
O ensino superior foi criado há mais de um século, durante a permanência da família real portuguesa no Brasil, de 1808 a 1821.
Surgiu a primeira organização do ensino superior nas universidades brasileiras em 1920, a primeira foi a Universidade do Rio de Janeiro, a segunda a Universidade de Minas Gerais em 1927, entre outras.
A Reforma do Ensino Secundário
Francisco Campos iniciou a discussão da reforma no ministério da
Educação. Para Campos “o mundo vive hoje sob o sinal do econômico, como já viveu em outros tempos sob o sinal do religioso e do político”. Campos visa a necessidade de uma reformulação no ensino, para que os indivíduos se preparassem profissionalmente e tecnicamente para uma sociedade das profissões.
A Reforma do Ensino Comercial
Em 30 de junho de 1931, houve a organização do ensino comercial nos níveis médios e superiores.