Resenha cultura: um conceito antropológico roque de barros laraia
Conceitos Clássicos sobre Cultura
A origem do ato de se “culturalizar” é remota. Data desde o surgimento da comunicação como ferramenta de sobrevivência e melhoria da adaptabilidade do organismo ao meio em que se insere.
Heródoto, século V antes de Cristo, já se preocupava com o tema quando escreveu sobre os Lícios:
“Eles têm um costume singular pelo qual diferem de todas as nações do mundo”.
Tomam nome da mãe e não do pai... difere dos costumes de outras partes e de outros povos.”
Seguindo um processo de compreensão das diversidades sociais, Montaigne (1533-1572) escreveu:
“na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.”
Como exemplo da diversidade segue o exemplo. A carne de vaca é proibida aos hindus, da mesma forma que a de porco é interditada aos muçulmanos. O nudismo é uma pratica normal em certas partes da Europa enquanto em alguns países islâmicos, sob orientação xiita, seria uma assinatura à severas punições apenas pelo fato de mostrar o semblante em público.
Determinismo Biológico
Raça humana não existe. Por meio da análise de registros fósseis é possível inferir o curto período de tempo que a espécie humana se colocou no cenário biológico. Na há mais que 2 milhões de anos de amplitude entre o surgimento de “homens primitivos” e a sociedade moderna. Estima-se que socialmente organizada a comunidade humana não tenha mais que 50 mil anos.
Sendo o conceito biológico de “raça” ligado à radiação de uma determinada espécie e distinta por vários fatores “naturais” interpretados como fatores de evolução (tempo, disposição geográfica, diferenciação morfológica etc), não é possível inferir que haja mais de uma