resenha
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – CCJS – CAMPUS SOUSA
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: Cultura Brasileira
PROFESSOR: Wescley Dutra
ALUNAS: Ihane Maria Ferreira Leite;
Iohany Daniely Alves de Paula;
Segislane Moésia .
RESENHA
Laraia,Roque de Barros,1932 - L331c Cultura:um conceito antropológico / Roque de Barros Laraia. -- 23.ed. -- Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed., 2009.
O autor do livro Cultura um conceito antropológico,é o antropologo Roque de Barro Laraia,bacharelado em História na Universidade Federal de Minas Gerais,em 1959 ,o mesmo iniciou sua carreira na antropológia,no Museu Nacional da UFRJ em 1960.Transferiu-se em 1969 para UnB,onde coordenou o Institutu de Ciências Humanas sendo promovido como professor titular em 1982,onde é professor emérito.Relizou seu doutorado pela USP em 1972.
Membro de associações científicas do país e do exterior,presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-92) e em 2000 foi eleito presidente da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-graduação de pesquisa em Ciências Sociais ).
O livro resenhado é dividido em duas partes,na primeira,Laraia descreve a respeito do conceito de cultura partindo dos iluministas até os autores modernos.Já na segunda parte o autor enfatiza a relação da cultura e o homem,como essa relação é intima, e influência no comportamento social.
Laraia cita no decorrer de sua obra pensamentos de outros autores,como: John Locke,Jacques Turgot,Jean Jacques ,Rousseau,e Edward Tylor,do qual a definição de Cultura é utilizada atualmente.
O autor levanta questões como o determinismo biológico e, determinismo Geográfico.Chegando a uma conclusão de que o comportamento de uma pessoa pode ser atribuido ao seu aprendizado,o que ele chama de um processo de endoculturação.E com relação ao determinismo geográfico,ele conceitua que as diferenças do ambiente físico não influencia a diversidade cultural.
Na