Resenha cultura - um conceito antropológico roque de barros laraia
No livro “Cultura um conceito Antropológico”, Laraia faz uma apresentação introdutória ao conceito de cultura. O livro é dividido em duas partes, na primeira parte ele aborda o desenvolvimento do conceito de cultura, aponta como a natureza colaborou para criação da cultura e cita algumas teorias desde as mais antigas até as mais modernas, na segunda parte do livro Laraia aponta a atuação da cultura e do homem, e como ambos são influenciados respectivamente.
O autor trata também da diversidade cultural, da discussão do dilema da conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana, diante disso, na primeira parte do livro são abordadas questões como o Determinismo Biológico, e Determinismo Geográfico. O Determinismo Biológico é uma teoria não aceita pelos antropólogos, que estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais, Laraia acredita que o comportamento de uma pessoa pode ser atribuído ao seu aprendizado, o que ele chama de um processo de endoculturação. Ainda na primeira parte do livro o autor trata também sobre o Determinismo Geográfico, que considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Apesar da popularidade desta teoria, vários antropólogos refutaram o Determinismo Geográfico demonstrando que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais e que é possível existir diversidade cultural em um mesmo tipo de ambiente físico.
Em seguida, Laraia fala sobre o conceito de cultura, e cita John Locke, Jacques Turgot, Jean Jacques Rousseau, e Edward Tylor, cuja definição de cultura é a usada atualmente, “tomado em sem amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou habilidade”.
Na sequência, é tratada no livro, a idéia sobre a origem da cultura, em que