antropologia
Campus Mata Sul
Serviço Social – 3º Período
Alunas: Lidiane Hávila
Monikyelly Lucena
Nome da Resenha:____________________
Resenha do Livro de LARAIA, Roque de Barros, CULTURA Um conceito Antropológico, 14ª Edição Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor
Roque de Barros Laraia é um antropólogo brasileiro. Nasceu em Pouso Alegre/MG no dia 15 de Setembro de 1932, formou-se em Historia na UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Fez parte da primeira turma do curso de especialização em Teoria e Pesquisa em Antropologia Social no museu nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1960.
Dentre tantos, livros Roque Barros escreveu o Livro Cultura Um Conceito Antropológico, publicado em 2006. No qual é dividido em duas partes a primeira tratando do desenvolvimento do conceito de cultura, no qual teve um aperfeiçoamento ao longo dos anos, a segunda parte, enfoca as diversas formas das quais a cultura pode influenciar no comportamento social e na diversidade existente na humanidade.
Laraia vai realizar um breve histórico a respeito de cultura, no qual ira mostrar conceitos que foram atribuídos por Heródoto em que afirma que os costumes dos lícios são diferentes das outras nações agindo de tal forma de maneira etnocêntrica. Ao contrario de Heródoto, o Padre Jose de Anchieta se surpreendeu com os costumes trazidos dos índios Tupinambás. Com algumas outras definições, Laraia vai constatar que não será necessário voltar ao passado nem mesmo compreender um grupo indígena. Para ele, basta só comparar o mundo civilizado de hoje, comparando os costumes dos contemporâneos.
Para os antropólogos as diferenças genéticas não são provocadas pelas diferenças culturais. Os seres humanos na visão de determinismo biológico se diferenciam anatomicamente e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, ou seja, quando indivíduos de sexos diferentes e de mesma espécie possuem diferenças físicas marcantes. De outra forma, quaisquer