65356356

836 palavras 4 páginas
Corrente Elétrica e Circuitos Elétricos

Nome: Phillipe Oliveira da Silva
Série: 3º B

Corrente Elétrica e Circuitos Elétricos

A Corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas dentro de um caminho fechado, que recebe o nome de circuito elétrico. No caso de condutores metálicos, são os elétrons que se “movimentam”, enquanto nas soluções iônicas e nos gases ionizados há movimento de cargas positivas (cátions) e negativas (ânions).
A Medida da corrente elétrica é feita observando-se o a quantidade de cargas elétricas que atravessam uma seção reta de um condutor em um determinado tempo.
Medida ,no S. I., em Coulomb/segundo ou ampère ( 1C/s = 1A) ou um de seus submúltiplos: miliampère - mA (10-3A), Microampère -A- (10-6A), ou nanoampère - nA-(10-9A).
Convencionou-se, inicialmente que a corrente elétrica correspondia ao deslocamento dos elétrons das cargas positivas, do pólo positivo para o negativo, ou seja do maior potencial para o menor (sentido convencional da corrente). Apesar de se descobrir que, na verdade, ocorre o contrário, ou seja, o movimento de cargas negativas do pólo negativo para o positivo - do potencial menor para o maior - (sentido real da corrente), o sentido adota usualmente é os sentido convencional da corrente.

Os Elementos básicos de um circuito elétrico são: um gerador de corrente elétrica (bateria, pilha), um receptor ou consumidor de energia elétrica (lâmpada, eletrodoméstico) e um elemento condutor que os interliga (fio de cobre, cabos de alta tensão).
O Gerador elétrico ou fonte é o elemento que transforma outro tipo de energia em energia elétrica. A medida de sua capacidade de transformação é a sua força eletromotriz ( f. e. m. -  ), que é a tensão fornecida por ela ao circuito. Ex.: pilha, bateria. Simbolizado em circuitos elétricos por:

Relacionados