Resenha "um conceito antropologico"
AUTOR: Roque de Barros Laraia
Jorge Zahar Editor Rio de Janeiro - 14ª edição 60 paginas
Da Autoria: Laraia, Roque de Barros nasceu em Pouso Alegre 1932, antropólogo brasileiro. Bacharel em historia na UFMG (1959). Obteve seu titulo de doutorado em sociologia em 1972. Entre suas obras podemos destacar “Cultura: Um conceito antropológico “1986, entre outros artigos publicados mostrando sempre suas pesquisas sobre ciências sociais”“.
Do Titulo: Cultura: Um conceito antropológico é um estudo sobre as características e questões que influiriam na personalidade do ser humano num determinado espaço, não deixando de lado um fator notável. a genética.e buscando também a opiniões de outros estudiosos e antropólogos tais como Felix Keesing, Margareth Mead, Wisster Kroeber Boas entre outros , que nos ajudam a entender melhor o assunto CULTURA.
A Obra: Roque divide sua obra em duas partes, a primeira: Da natureza da cultura ou a natureza à cultura. Na segunda parte Como opera a cultura.
O autor mostra a diversidade de opiniões de antropólogos filósofos e cientistas, que buscam conhecimentos sobre a natureza humana. Estudando vários pontos que levam ao conhecimento do que seria realmente a cultura. O homem por si só responde qual seria seu papel no espaço. Apontando suas diferenças geográficas e biológicas, é possível destacar suas diversidades culturais em um espaço onde há pessoas do mesmo sexo e sexo oposto.
Roque fala também sobre o Determinante Geográfico onde pode acontecer de varias pessoas viverem num determinado espaço e desenvolver outra cultura, isso ocorre com a mudança de seu comportamento, mudando seu modo de ver as coisas, de pensar e de agir, ocorrendo então o nascimento de outra cultura.
Se fossemos analisar a cultura buscando diferenças podemos, analisar o modo de vida do homem pré-histórico, com seu modo arcaico, desenvolveu sua capacidade de viver em grupo, também mostrando como a comunicação oral já