Resenha - Cultura: Um Conceito Antropológico
[NOME DO ALUNO]
[TURMA]
Professor:
[NOME DO PROFESSOR]
Sociologia
Resenha:
Livro: “Cultura: Um conceito antropológico”, de Roque de Barros Laraia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
[NOME DA CIDADE], [ANO]
INDÍCE
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3
2. RESENHA ........................................................................ 4;5
Um livro que trata sobre os diferentes aspectos dos padrões culturais e de suas alterações dentro da sociedade moderna. Mostra que tudo que a sociedade faz e segue deriva de sua cultura, e que ela serve como motor para o pensamento e para a estruturação dos grupos sociais diversos. O foco do texto é falar sobre as teorias modernas sobre cultura e seus padrões dentro da sociedade.
A todos uma boa leitura.
[MÊS]/[ANO].
Com base no texto, é possível perceber que as culturas em geral divergem entre si, desde a forma como vê o mundo até nas relações sociais dentro de seus grupos e com sua religião e formação pessoal, limitando ou abrangendo o pensamento de cada um. E também é possível que esta interfira no plano biológico, cada membro do sistema começa a viver sua vida condicionada para o que a sua cultura acredita.
A concepção de cultura tem diferentes interpretações e que está ligada aos aspectos biológicos da humanidade. Porém, o lugar e o tempo em que somos concebidos, guiará nossa cultura pelo fato de que a sociedade está em constante adaptação sociocultural.
Para diferentes estudiosos do assunto, a cultura pode ter definições que se diferem, como exemplo para W. Goodenough: “consiste de tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade”. Outros enxergam ela