Resenha - cultura um conceito antropologico
No livro Cultura. Um conceito antropológico o autor Roque de Barros Laraia analisa as diversidades nas sociedades culturais existentes, expondo o que há de comum entre as culturas, destacando os seus conceitos principais. Ele aponta que a cultura somente é criada a partir do natural e que o homem e a cultura se relacionam.
Laraia aborda, a natureza dos homens é a mesma somente sua prática a cultura que os diferenciam, tornando-os estranhos uns aos outros. O homem está no meio de uma diversidade cultural imensa, tem a capacidade de criar e produzir as mais diversas culturas, variados modos de viver, assim sendo, um ser individualizado diferente, porém único.
Em questão a diferenciação do determinismo biológico e geográfico, o autor coloca esta diferença cultural como um ponto de partida. Ele não consegue responder com clareza a está questão, apenas expõe que esses fatores não são determinantes, mas influentes na aculturação dos indivíduos. O comportamento de um indivíduo depende de um processo de aprendizado cultural, com assimilação de valores e experiências partirdo do nascimento de um indivíduo e completando com a morte, é chamado endoculturação. Pessoas de sexos ou raças diferentes possuem comportamentos diferentes, não em função de transmissão genética ou do ambiente que vivem, mas pela educação diferenciada que cada um recebe. A cultura determina a diferença de comportamento dos homens; é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer hábito adquirido pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
A origem da cultura foi contínua e lenta acompanhando o desenvolvimento cerebral do homem. O conceito de cultura é apresentado como um sistema adaptado pelo biológico, e que os modos sociais ligados à produção é o domínio mais elevado da cultura e que por fim os componentes ideológicos produzem um domínio sobre as diversidades da sociedade e do meio ambiente.
A cultura