Resenha-Cultura: um conceito antropológico.
Referência:LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2008.
O livro escrito por Laraia fala sobre a cultura e suas diversas diferenças entre as sociedades do mundo, suas diferenças em vários aspectos, muito bem explicado com diversos exemplos, abordando varias área da cultura, explorando diversos comportamentos que não associávamos a cultura, sem deixar duvida ao leito, bem sintetizado, uma leitura agradável de fazer, o livro vem dividido em duas partes com vários capítulos pequenos e pouco cansativos. Uma obra para todas as pessoas, esclarecendo assuntos do cotidiano, das características sociais do ser humano, para entendermos e acabarmos com os preconceitos em relação ao desconhecido.
Laraia começa seu livro citando uma frase de Confúcio que diz que a natureza do homem é igual, seus hábitos são diferentes e é o que os separa. Sobre a pesquisa de Heródoto, que estuda os lícios, usa de sua vida pessoal para julgar esse povo quando diz que eles são diferentes de qualquer povo pelo fato das pessoas usarem o sobrenome da mãe ao invés do pai, ao qual ele estava familiarizado, já que ele vem de um povo onde só a família paterna é considerada parente.
Ele cita vários pesquisadores e seus lugares de pesquisa, como dois pesquisadores podem ter visões diferentes de um único povo, como as pessoas veem como barbárie algo ao qual não está acostumada, a dificuldade de entender uma cultura diferente da sua e achar que a sua é sempre melhor, a certa.
Passa para as grandes diferenças no mundo atual, onde certas coisas são aceitas em um país e em outro é rejeitado completamente, como se alimentar da carne do cachorro, entre outros, pode-se notar grandes diferenças no Brasil também, em suas regiões.
Laraia começa citando as capacidades que atribuímos às raças, a superioridade dos brancos, a burrice dos portugueses, coisas que já está fixas em nossas cabeças, uma forma preconceituosa de julgar uma