Resenha do livro cultura um conceito antropologico
RESENHA – CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
ILHÉUS-BAHIA
2013
RESENHA – CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Resenha apresentada como parte dos créditos, para obtenção de aprovação em Antropologia Cultural, do curso de História, I semestre, à Universidade Estadual de Santa Cruz.
Docente: Adolfo Neves
ILHÉUS-BAHIA
2013.1
RESENHA
Laraia, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico, 11° edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.Antropologia social.
O livro é de linguagem simples que visa dar uma introdução ao conceito antropológico de cultura. O livro está dividido em duas partes, a primeira trata sobre a evolução do conceito de cultura, até os autores atuais. A segunda, fala sobre a influência da cultura no comportamento social do homem, e como ela afeta na diversidade humana. Já a segunda, Keesing aponta as Teorias Idealistas da Cultura, que ele subdivide em três formas. A primeira é a cultura como sistema cognitivo, que diz que deverá conhecer e acreditar, para assim acontecer uma socialização, será um sistema de conhecimento. A segunda abordagem considera cultura como sistemas estruturais, que derivam do acumulo mental humano a partir de suas vivências. A última abordagem mostra cultura como sistemas simbólicos, que é uma forma mais positivista de ver o paradoxo de quem realmente é o homem, e o que é cultura. Está afirmação mostra a cultura como as interpretações desses símbolos, partilhados em uma sociedade, porém com uma concepção peculiar em cada indivíduo.
Por fim. Laraia termina a primeira parte deixando em aberto esse paradoxo do conceito de cultura. Que é a proposta do livro, introduzir o leitor a está complexa discursão, e no fim ficamos com a ideia básica do que seria cultura, porém não uma ideia muito concreta, devido a falta de consenso entre tantas teorias que no fim se completam.
Continuando, a segunda parte do livro, Laraia mostra como a cultura molda a concepção de mundo Humana. Segundo ele os