Grupos sociais
Os Efeitos da Mera Presença de Outras Pessoas
Na sociedade, facilmente encontramos grupos que podem ser definidos como pessoas que estão no mesmo lugar ao mesmo tempo: Os grupos não-sociais, pessoas no mesmo lugar mas não interagem entre si; e os grupos sociais, pessoas que interagem entre si e são interdependentes.
Facilitação social ocorre quando a presença de outras pessoas é favorável na realização de uma tarefa fácil ou quando se obtem pior desempenho na presença dos outros ao realizar uma tarefa difícil. Além da facilitação social existe a indolência social, caracterizada por uma tendência de as pessoas saírem pior em tarefas simples, quando em grupo, pois seu esforço não poderá ser avaliado. Já em tarefas difíceis obtém melhor desempenho. O sexo e as diferenças culturais influenciam na indolência social, as mulheres focam no coletivo, enquanto os homens são individualistas (de forma geral). Na sociedade podemos perceber o fenômeno da desindividuação, que é um afrouxamento das restrições normais ao comportamento quando se está em uma multidão. Na presença de muitas pessoas, temos tendência natural de agir de forma diferente, mais agressiva e menos racional.
Grupos Sociais:
Entrada, Liderança, Trabalho e Competição
O tópico aborda a interação e a interdependência entre as pessoas, a necessidade de obter participação em certos grupos pela importância da sua atuação na formação da identidade, além de estabelecer normas sociais definidas como aceitáveis.
Os grupos tendem a ter integrantes que partilham de uma mesma ideia e comportamento, destacando que cada grupo compartilha normas diferentes, especificando o comportamento de todo o grupo. A “quebra” dessas normas, por um integrante pode causar-lhe o impedimento da participação no grupo ou até mesmo sua exclusão do grupo. As pessoas geralmente têm papéis determinados definidos com base na posição ocupada no grupo.
Vale lembrar que o papel de maior destaque é