Grupos Sociais
Em meio a sociedade, nos dias atuais, nos encontramos inseridos em diversos grupos de pessoas, cada qual com seu estilo, suas preferências e seu modo de pensar. O ser humano, por ser comunicativo e necessitar de interação está automaticamente incluso nestes grupos sociais e sujeito ao julgamento da sociedade como um todo. Os grupos sociais se destacam por sua coletividade estruturada por pessoas sociais que apresentam interesses e valores sociais em comum para a construção de objetivos compartilhados por todos indivíduos do mesmo grupo. Esses indivíduos se reúnem em seus respectivos grupos, onde interagem com outros indivíduos de mesmo grupo e buscam compartilhar seus interesses em comum. Segundo a sociologia os grupos sociais são formas estáveis de integração social. Um fator mantém a estabilidade do grupo: os contatos sociais são duradouros. Nos grupos sociais há normas, hábitos e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais bem definidas.
Justificativa Em cada ambiente que vivemos, temos grupos. Fazemos parte do grupo escolar, do grupo familiar e do grupo de lazer. Dentro de cada um destes grupos, estamos inclusos em pequenos grupos, com pessoas que são mais próximas, pessoas que nos identificamos mais e temos mais características em comum. Geralmente estas pessoas ficam mais próximas de nós e esse pequeno grupo passa a compartilhar de um mesmo pensamento, dos mesmos interesses e da mesma cultura.
Objetivo
Como objetivo geral, buscamos expandir nosso conhecimento sobre os grupos sociais e sua relação com a sociedade, levando assim a sociedade à refletir sobre o tema para compreender as diversas secções na sociedade. Explorar as diferenças entre os grupos sociais e como as pessoas reagem em relação a tais diferenças, o preconceito que os agrupamentos enfrentam por seus estilos e culturas diversificados do restante da sociedade, buscar compreender o por quê desse preconceito e que papel esse choque