Allamanda cathartica descrição
A Allamanda cathartica, conhecida popularmente como alamanda amarela, é uma planta trepadeira nativa do Brasil da família Apocynaceae. Apresenta vistosas flores amarelo-ouro praticamente o ano inteiro e tem folhagem bastante ornamental.
Podendo chegar até 3,6 metros, é encontrada em clima tropical. Seu potencial estético foi descoberto e elogiado por ninguém menos do que Roberto Burle-Marx, responsável também pela primeira utilização da espécie num grande projeto paisagístico – Projeto para o Parque do Ibirapuera.
Em termos botânicos, Allamanda cathartica é uma trepadeira semilenhosa, cuja ocorrência se estende desde o litoral norte até o litoral leste brasileiro. Trata-se de uma planta muito vigorosa, utilizada tanto no paisagismo urbano quanto no residencial, para compor caramanchões e portais ou como cerca-viva, sempre conduzida com amarrilho.
O presente trabalho buscou descrever as principais características morfológicas da espécie, analisando suas flores e folhas e observando seus caracteres primitivos e evoluídos.
Métodos
Foram coletadas amostras de planta (folhas e flores) no dia 02/07/2014 no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco. E realizada a classificação de acordo com a filotaxia das folhas e morfologia floral. As informações coletadas foram as que dizem respeito a folha foram: Filotaxia; Classificação do limbo; Nervura e Composição. E no tocante a flor foram: Simetria da corola; Quanto ao pedúnculo; Quanto ao perianto; Nº de peças do perianto; Quanto ao androceu; Posição do Ovário; Sistema sexual e Verticilos florais. A amostra também foi analisada de acordo com as características evolutivas Depois de classificadas, as amostras foram levadas a estufa para desidratação e posterior montagem de uma exsicata.
Resultados
Ao observarmos a planta, nos detivemos em diversos aspectos da morfologia de sua flor e folhas identificando a forma de sua