Descrição botânica da especie allamanda cathartica l.
DISCIPLINA: BIOLOGIA I
PROFESSOR: NELSON JORGE
TURMA: 2° ANO “A“
DESCRIÇÃO BOTÂNICA DA ESPECIE Allamanda cathartica L.
Maiane Moura Alves n° 29
TERESINA/PIAUÍ
2012
Nome Cientifico: Allamanda cathartica L.
Nome Popular: Dedal De Dama
Família: Apocynaceae
Características Botânicas: Nativa do Brasil da região costeira do norte, nordeste e leste do país, cultivada no mundo inteiro. É uma trepadeira arbustiva e latescente. Possui folhas 4-verticiladas, oblongas ou ovadas, acuminadas e glabras. As flores são amarelas, fasciculadas, axilares e campanuladas e é produzida quase todo o ano, mais na primavera até o outono. A simetria de sua flor é actinomorfa, é cíclica, dialisépala, gamopétala e diclamídia; o seu estigma é ramificado; seus estames são livres, possuindo deiscência rimosa, isostêmone e epipétala. Sua folha é verticilada e apresenta nervação peninérvea. O fruto é do tipo cápsula bivalve, contendo poucas sementes.Tem um crescimento vigoroso em climas mais quentes, podendo cobrir facilmente pérgulas de tamanho grande, mas nos estados mais frios é cultivada em arcos, junto a pilares e para cobrir o topo de muros.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e com regas regulares.Na cova de plantio colocar húmus de minhoca, adubo orgânico composto de adubo animal e folhas decompostas e adubo granulado, para um crescimento inicial vigoroso.Necessita de um trabalho de condução, amarrando os ramos com cordão de algodão a tutores, treliças ou podem ser entrelaçados em fios de aço esticados junto a paredes e muros.
As regas durante o verão deverão ser regulares, dependendo da região, em locais frios no inverno só regar quando não houver chuvas no período.É perfeita para cobrir pérgolas, muros e caramanchões, mas deve ser tutorada inicialmente. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis. Seu crescimento é moderado. Adapta-se a todos os estados brasileiros, mas prefere o