Apostila Paisagismo Prefeitura de S o Paulo
DE RECURSOS PAISAGÍSTICOS
créditos curso municipal de recursos paisagísticos coordenação geral
Marco Antônio Braga
equipe técnica executora
Biólogos
Assucena Tupiassú
Maria de Lourdes da Costa
Agrônomos
Oswaldo Barreto de Carvalho
Mário do Nascimento Júnior
Arquitetos
Patrícia Morales Bertucci
Flávia Pimenta
Artista Plástico
Marco Antonio Braga
Coordenação de arte
SIlvia C. Glueck
Projeto gráfico
Luiz Lula
Fábio Lopes
PREFÁCIO
O Curso Municipal de Recursos Paisagísticos nasceu em 1994 quase que naturalmente, fruto do trabalho já desenvolvido e com esmero, pelos nossos técnicos durante as aulas do Curso de Jardinagem.
Desenvolvido em onze capítulos a apostila busca consubstanciar o trabalho desenvolvido em aula. O curso possui uma carga horária de 51 horas, distribuídas em dezessete aulas. A introdução ao curso é feita no primeiro capítulo, denominado “A História do Paisagismo no Brasil”, onde a bióloga
Assucena Tupiassu faz um didático percurso sinalizando as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do tema.
O capítulo 2, denominado “Levantamento de Dados”, desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Oswaldo Barreto de Carvalho, trata dos fatores a serem levados em consideração para o planejamento de um jardim, que vão desde a entrevista com o cliente e croquis inicial até a escolha das espécies, finalizando com modelos de contrato e memorial descritivo do projeto.
Na sequência, o capítulo “Recursos Gráficos” elaborado pela arquiteta Patrícia
Bertucci traz uma iniciação à linguagem da arquitetura, que envolve desde a apresentação dos materiais e instrumentos de desenho ao entendimento das escalas de representação gráfica e métodos de representação do projeto: planta, cortes, elevações e perspectiva.
“Recursos Vegetais” é o título do capítulo 4, em que a bióloga Assucena Tupiassu estabelece uma relação entre os anseios do cliente, as condições ambientais, o jardim almejado e a relação de plantas disponíveis que atenderiam tal composição. Já