Portugues
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: CAMPO VERDE - MT
5º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA
GESSIELLE J. DE MEDEIROS
LUÍSA NICOLINI
KEILA DALUZ DE S. PETRUCCI
TALYTA NETO DE SALES
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL:
CAMPO VERDE - MT
2013
INTRODUÇÃO:
A educação atual no Brasil vem caminhando para grandes transformações e adequações, adaptando-se para suprir a realidade atual de seus alunos.
Nos dias de hoje muito se discute a implantação do ensino de 9 anos nas escolas públicas e particulares. Leis foram criadas, palestras, debates, porém algumas perguntas ainda são indagadas por muitos.
Logo o ensino de 9 anos se tornou lei, cabendo as escolas se prepararem para receber estes alunos ainda mais cedo.
Mas será que a escola e professores, estão realmente preparados para receber estes alunos ainda tão pequenos, porém trazendo consigo uma bagagem de conhecimentos e informações de suas vivencias em sociedade.
Esta é uma questão que vai além de entrar na escola, e sim como proporcionar um ensino de qualidade a estes alunos e de maneira qualitativa e não quantitativa, que vá além do “BE A BA” e sim, abrangendo uma alfabetização letrada, levando o aluno a um real e significativo aprendizado, preparado o mesmo para a vida acadêmica que o espera pelos demais anos escolares.
Com isso cabe a nós enquanto futuras pedagogas nos informar, nos absorver de conhecimento para que quando estivermos lá, inseridas no ambiente escolar possamos estar aptas a desenvolver nosso papel de educadores e formadoras de opinião.
ETAPA 1: O impacto da frequência à educação infantil nos resultados de aprendizagem no ensino fundamental As mudanças legais que levaram à implantação da escola fundamental de 9 anos no Brasil adotaram como estratégia a incorporação do último ano da pré-escola ao Ensino Fundamental, ampliando o primeiro segmento dessa etapa de 4 para 5 anos e antecipando o ingresso da criança no