Centro odontológico
NOME: ANA PATRÍCIA ARAÚJO BRAGA
1 – TEMA
A questão do acolhimento no serviço de saúde do centro odontológico de cruz das armas (coca).
2 – JUSTIFICATIVA
O Centro Odontológico de Cruz das Armas (COCA) recebe diariamente centenas de usuários do SUS em busca de atendimento especializado em saúde bucal. Muitos são os obstáculos a serem enfrentados para que esses usuários tenham acesso aos serviços deste Centro de Saúde, tais como a distância, os aspectos econômicos, a longa espera pelo atendimento e os aspectos culturais, tendo como fim a procura por sanar o seu sofrimento.
Tendo como foco central esse usuário e suas necessidades e complexidades, vimos a importância de se estudar e analisar uma proposta de acolhimento que propicie um atendimento de qualidade com a construção de vínculos solidários que garantissem o acesso aos nossos serviços com responsabilização e resolutividade.
Sendo assim, iremos avaliar a relação que se forma entre o profissional de saúde e o usuário, que envolve um trabalho coletivo e cooperativo entre esses sujeitos, pois é através dessa rede de relações que podemos promover mudanças nas práticas dos serviços de saúde de forma a atender a todos que os procuram, ouvindo seus pedidos e assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas ás suas demandas.
O acolhimento então só se concretiza no cotidiano das práticas de saúde através da escuta qualificada e da capacidade de pactuação entre a demanda do usuário e a possibilidade de resposta do serviço. Neste sentido é que todos os profissionais de saúde devem fazer o acolhimento, contribuindo para a promoção da cultura de solidariedade e para a legitimação do sistema público de saúde.
3 - OBJETIVOS 3.1 - OBJETIVO GERAL
Analisar propostas de acolhimento e viabilizar a sua implantação no Centro Odontológico de Cruz das Armas (COCA) visando otimizar o atendimento aos usuários deste Centro de Saúde.
3.2 – OBJETIVOS