atps de economia
Segmento: Odontológico
Produto: Dentes Populares
Região: Nordeste
Micro-região: João Pessoa - PB
O mercado de materiais odontológicos tem alcançado números relevantes no âmbito nacional. Esses números fazem do Brasil um país reconhecido mundialmente pela ênfase no trabalho odontológico, e mostra que há espaço para crescer mais. De forma geral, o setor está em crescimento e apresenta ótimos resultados na área odontológica, pois isso o reconhecimento do Brasil no mundo em alguns segmentos. Não só na área de produtos odontológicos, como também na área de equipamento o crescimento é potencial, visto que se especializa a cada dia em exportar e produzir.
Pesquisas de 2010 realizadas pelo Ministério da Saúde apontam que 68% da população adulta têm necessidade de uso de algum tipo de prótese. Levando-se em consideração que as próteses devem ser trocadas a cada 5 (cinco) anos temos um mercado consumidor em alta.
Segundo dados da ABO Associação Brasileira de Odontologia, o mercado nacional absorve a compra de 100.000 placas/mês de dentes populares. Atualmente vende-se essa quantidade e se tem perspectivas de aumento visto que o governo brasileiro tem investido constantemente em saúde bucal, através de projetos como o Brasil Sorridente.
Os consumidores finais são a classe média baixa, entre C e D, que dependem do SUS Sistema Único de Saúde para seus tratamentos. Contudo podemos dizer que o consumidor direto é o Governo que investe constantemente em saúde bucal, criando os CEOs Centro de Especialidades Odontológicas nas principais cidades. Estes centros são responsáveis não apenas pela prevenção como também pelo tratamento que inclui a inserção de próteses dentárias nos pacientes edentados.
Os CEOs são geralmente administrados pelas prefeituras dos municípios que fazem a aquisição de todos os produtos odontológicos através de tomada de preço e