Trabalho
O objetivo de uma organização é o lucro. Organizações, como escolas, hospitais, associações, sindicatos, creches universidades, organizações não governamentais, corporações militares e tantas outras, formam um universo que nem sempre objetiva lucrar ou não depende este para sua sobrevivência.
As organizações de estruturas orgânicas, que se caracterizam pela flexibilidade, pouca divisão de trabalho, decisões descentralizadas, e atuação em ambientes dinâmicos, contemplam outros objetivos, como os de transferência de conhecimento e de adaptação às demandas.
Existem dois níveis de relação
O primeiro nível, tratado como micro ambiente, é a conexão que uma organização mantém com mais frequência com os consumidores de produtos e serviços, fornecedores mão de obra, capital, materiais, equipamentos e informações, concorrentes semelhantes produtos ou serviços oferecidos em idênticos mercados, competindo com os mesmos recursos e regulamentadores, entidades que definem normas, limites e controles, com associações de classes e sindicatos, entre outras.
O segundo nível, definido como macro ambiente, é uma relação menos frequente, mas não menos importante, e que através de fatores trata de conhecimentos tecnológicos. Os que estão à disposição para o desenvolvimento de atividades. O macro ambiente oferece ainda suportes para os níveis, institucionais que definem e fazem cumprir normas regulamentares econômicos voltados para política econômica, taxas inflacionárias e níveis de empregos, entre outros sociais envolvendo responsabilidade social, tradições culturais, valores pressões sociais e movimentos sociais, demográficos distribuição espacial, composição etária e densidade demográfica, e ecológica meio ambiente físico e natural onde se insere uma organização.
Todo sistema é um organismo vivo e tem seu