Case ambev
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CASE AMBEV
Aluno: Raphael Rodrigues Miranda
Sumário Executivo A ambev está inserida em um mercado em crescimento. Com a fusão irá reduzir custos, além de se tornar líder de mercado com razoável distância para seu principal concorrente. Implantando uma cultura forte, minimizando a concorrência interna e atendendo as exigências do CADE, vai continuar crescendo. Possui também todos os atributos para atuar no mercado internacional, inclusive com lançamento de inovações.
Introdução
Será analisada a estratégia da ambev no momento de sua formação, ocorrida através da fusão de duas cervejarias, Brahma e Antarctica. Estratégia onde devem ser consideradas as exigências impostas pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e as expectativas de seus acionistas.
Missão
“Ter as melhores marcas, com custos otimizados, consolidando sua participação de mercado e cumprindo as restrições colocadas pelo governo.”
* Atender as exigências do CADE * Otimizar custos * Marcas fortes * Líder de mercado * Sinergia (compartilhamento de conhecimento e know-how das duas empresas)
Visão
“Atender o mercado internacional, garantindo alta rentabilidade, lançando novos produtos e trabalhando com as melhores pessoas.”
* Crescimento internacional (principalmente na América Latina) * Rentabilidade * Inovações (tem o objetivo de aumentar o consumo per capita aumentando a base consumidora) * Ter as melhores pessoas (garantir os melhores profissionais trabalhando na empresa) * Cultura forte e compartilhada por todos
Objetivos Os objetivos da ambev neste início devem estar voltados no curto prazo para otimização de custos e eficiência, ganho de mercado e fortalecimento das marcas agregando valor a elas. Além de atender a todas as exigências do CADE. Já no longo prazo deve maximizar a rentabilidade, buscar o mercado internacional, lançar novos produtos e reter/contratar