Resenha do livro cultura? um conselho antropológico de roque de barros laraia,
Resenha Crítica
Thuanne da Silva Santos
O livro Cultura? Um conselho antropológico de Roque de Barros Laraia, trata a respeito da análise de diversas sociedades culturais, mostrando aquilo que elas possuem em comum, define os principais conceitos de cultura, apontado como natureza colaborou para criação da cultura e faz uma linha histórica de desenvolvimento.
No Capítulo 3 Laraia discorre sobre os antecedentes históricos e o desenvolvimento do conceito de cultura. Nomes como Locke, Turgot, Jean-Jacques Rousseau e Tylor são citados como formuladores iniciais desse conceito, concluindo, com uma citação de Geertz, que o grande número de definições contribuíram mais para a confusão do conceito do que para o seu esclarecimento, sendo necessário atualmente à antropologia delimitar e reconstruir o conceito para transformá-lo num instrumento teórico mais eficiente. Debatendo sobre algumas escolas antropológicas apresenta uma perspectiva do desenvolvimento histórico do conceito de cultura.
No Capítulo 4 Laraia relata sobre o desenvolvimento do conceito de cultura
No capítulo 5 desta obra, que revela a idéia da origem da cultura são abordados alguns teóricos que defendem o desenvolvimento do cérebro e a habilidade manual como fatores de origem da cultura e outros, como Lévi-Strauss e White, que defendem a idéia de que a cultura surge na convenção de normas e na formulação simbólica. Utilizando o esquema elaborado pelo antropólogo contemporâneo Roger Keesing, o autor sintetiza os esforços de reconstrução do conceito de cultura nos estudos atuais da antropologia.
O livro de Laraia parece alcançar o seu objetivo trazendo