Resenha crítica - a educação que temos e a que queremos
Educação e Diversidade – Pedagogia 1º Semestre 2010
Onésimo Candido Nunes RA - 1053011285
Rubens Henrique Pereira Alves RA - 1053011302
Monique Aparecida da Silva Pereira RA - 1039953527
Edson dos Santos Silva RA -1018758846
Débora Regina da Silva Peixoto - RA 100476607
Talita Roberta das Neves – RA 1053011317
A Educação que temos e a que queremos
A educação brasileira, necessita de uma reformulação substancial nos seus variados níveis e nuances do ensino. A problemática da educação é um assunto complexo, de diferentes dimensões, porém, requer um enfrentamento e uma discussão que aponte as saídas viáveis. É bem sabido por todos que a educação atual, apresenta alguns problemas de cunho estrutural que passamos a elencar. Primeiro, falta de contextualização por parte da escola, em relação ao multiculturalismo presente na sociedade. Sobre este assunto afirma (Candau, 2005):
Parto da afirmação de que não há educação que não esteja imersa nos processos culturais do contexto em que se situa, Neste sentido, não é possível conceber uma experiência pedagógica “desculturalizada” isto é, desvinculada totalmente das questões culturais da sociedade. Existe uma relação intrínseca entre educação e cultura(s). Estes universos estão profundamente entrelaçados e não podem ser analisados a não ser a partir de sua íntima articulação.
No entanto, é notório o descompasso muitas vezes existente, entre a educação escolar e a cultura. Este fator pode ser observado no caráter padronizador, homogeneizador e monocultural da educação, resultando no desinteresse dicente pela aprendizagem e na evasão escolar. Segundo Rubem Alves, “O aluno só se interessa em aprender aquilo que tem a ver com sua vida.”
Segundo, a falta de qualificação docente. O que leva um aluno a pensar que o professor poderia ser simplesmente substituído por um computador?