Gestao de estoque
1 Introdução
Este apêndice apresenta os principais conceitos da UML (Unified Modeling Language) que são utilizados neste livro. Não é objetivo deste texto a descrição completa de cada conceito, e muitos são apresentados de forma simplificada; os interessados nas descrições completas devem consultar [Rumbaugh+99] ou as especificações oficiais da UML, que podem ser obtidas no sítio do OMG (Object Management Group). Por outro lado, utilizam-se aqui algumas convenções de notação que o processo Praxis adota, em situações nas quais a UML permite o uso de alternativas. Por exemplo, as convenções de descrição textual dos casos de uso não são estipuladas pela UML, mas são aqui incluídas por estarem intimamente associadas à maneira de utilização dos casos de uso dentro do Praxis.
2
2.1
Modelagem funcional
Atores
Os papéis dos usuários de um produto são modelados através dos atores (Figura 1). Cada ator representa uma classe de usuários. Os atores modelam os papéis e não as pessoas dos usuários; por exemplo, o mesmo usuário físico pode agir como “Gerente”, “Gestor de Estoque” ou “Gestor de Compras”. Pode-se também definir atores não humanos, para modelar outros sistemas que devam interagir com o produto em questão: por exemplo, o “Sistema Financeiro”.
Caix ei ro
G es tor de Com pras
G es tor de E s toque
G erente
S is tem a Financ eiro
Figura 1 - Exemplos de atores
Caso exista grande número de atores, deve-se procurar agrupá-los em atores genéricos, que representem características comuns a vários grupos de usuários de comportamento semelhante em relação ao produto. Atores genéricos e específicos são ligados por relacionamentos de herança. Na Figura 2, indica-se que “Gerente de Vendas” e “Gerente de Compras” têm alguns aspectos em comum, que são abstraídos através do ator “Gerente”.
G er ente
G ere nte de Com pras
G erente de V endas
Figura 2 – Herança entre atores
2.2
Casos de uso
Os casos de uso