Resenha Critica
A presente resenha estrutura-se em descrever criticamente o artigo do economista, administrador e cientista político Gustavo Ioschpe a revista Veja: “Brasil deveria aprender com a China o valor do sistema baseado no mérito”. Ele é especialista em educação e em seu artigo faz uma comparação do sistema educacional da China com o sistema do Brasil, afirmando que nós deveríamos aprender e copiar o método de ensino utilizado pelos Chineses. A visão crítica que o autor tem do sistema brasileiro educacional, em minha opinião é ofensiva quando se refere à formação do professor alegando que em Xangai o salário dos professores também não é atraente, porém eles se esforçam e tornam a educação “excepcional” com um ritmo intenso e colaborativo, diferente do Brasil. Acredito que no Brasil também tenha ótimos professores e grandes formadores de opinião, porém não há professor que seja capaz de educar quem não queira ser educado. Podemos disponibilizar todo o dinheiro do mundo que isto não vai acontecer. A mudança é cultural, não há como comparar a cultura brasileira com a cultura chinesa. Na nossa cultura as famílias precisam entender que a educação começa em casa.
A educação social é tarefa dos pais cabendo ao professor à educação formal. Infelizmente no Brasil, pais atribuem hoje ao Estado e ao professor a responsabilidade pela educação holística dos seus filhos, mas eles esquecem que a educação se inicia no lar e que seu sucesso é um contínuo que começa nos primeiros meses de vida da criança e vai até a idade madura. Já a cultura chinesa é bem diferente desta adotada no Brasil, como descreve o autor em seu artigo.
Os chineses, segundo Gustavo, se dedicam intensamente aos estudos, passando mais de 13 horas por dia, durante toda a semana estudando para realizarem uma importante prova que irá decidir em qual faculdade irão ingressar. Em uma comparação, concordo quando ele diz que os alunos brasileiros deveriam se esforçar mais aos estudos assim