O PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O DIAGNOSTICAR, REFLETIR E AGIR
OS PILARES DA METADISCIPLINARIDADE NO PLANEJAMENTO
Paulo Ramos, 2007
O Planejamento (medida criada em 1937) é uma ferramenta indispensável quando falamos em melhoria e qualidade. Uma sociedade comprometida com o bem estar de seu povo aponta os erros, planejam e buscam a resolução daquilo que deve ser mudado. “O planejamento é um processo que busca uma situação desejada, busca objetivos, é decisão sobre a prática que está sendo exercida” diz o escritor de “Os pilares da Metadisciplinaridade no Planejamento”, Paulo Ramos, que é a favor de traçarmos metas para uma educação com êxito.
Para Ramos (2007) obteremos sucesso se planejarmos. Precisamos definir a forma de ação, de que maneira vamos alcançar nossos objetivos através de um planejamento estratégico. O primeiro passo seria apontar possíveis problemas e erros que devem ser resolvidos, em seguida, segundo o autor, criamos estratégias para a resolução destes problemas.
Para tudo isso, faz-se necessário o conhecimento das teorias defendidas pelo mestre. Ele defende a idéia de um planejamento estratégico e a idéia de um planejamento participativo, ou seja, é necessário que se faça uma reflexão crítica e coletiva em busca destes objetivos. O planejamento deve acontecer em todas as áreas da instituição, todos refletem e opinam sobre a prática pedagógica. A sociedade trabalha junta onde a prática de planejar se torna um momento de decidir sobre a própria prática visto que a história do homem é um reflexo do seu planejamento e sua ação, seu momento empírico e seu momento científico. Nada deve ser feito sem um planejamento, pois estes dois segmentos se completam para o possível êxito.
Precisamos fazer dois questionamentos relacionados à sociedade e à escola que desejamos transformar: para quê mudar e quais mudanças pretendemos, e o quê pretende-se que seja mudado.
Seguindo os passos de Paulo Ramos, passamos por etapas para planejarmos: