Resenha Crítica: Obrigações Recíprocas
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
CURSO: Ciências Sociais
PROFESSORA: Rejane Valvano Correa da Silva.
Nome do aluno (a): Gláucia Mayra da Silva Leal.
Data: 27/ 06/ 2014.
RESENHA CRÍTICA: Obrigações recíprocas Gláucia Mayra da Silva Leal
LÉVI-STRAUSS, Claude. “O princípio de reciprocidade”. In: As Estruturas Elementares do Parentesco. Tradução de Mariano Ferreira. Petrópolis: Editora Vozes, 1982, 15p.
Claude Levi-Strauss foi um dos grande pensadores do século 20, nasceu em Bruxelas, na Bélgica, no dia 28 de novembro de 1908, foi para a Franca onde tornou-se importante por sua contribuição significativa à antropologia, sobretudo a estrutural. Estudou na Universidade de Paris. Cursou filosofia e leis e posteriormente começou a lecionar sociologia no Brasil, na USP. Exilado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi professor nesse país nos anos 1950. Na França, continuou sua carreira acadêmica, fazendo parte do círculo intelectual de Jean Paul Sartre (1905-1980), e assumiu, em 1959, o departamento de Antropologia Social no College, onde ficou até se aposentar.
Claude nunca aceitou a visão histórica da civilização ocidental como privilegiada e única, sempre enfatizou que a mente selvagem é igual à civilizada. Sua crença de que as características humanas são as mesmas em toda parte surgiu nas incontáveis viagens que fez ao Brasil e nas visitas a tribos de índígenas das Américas do Sul e do Norte. Para estudar essas tribos usou a linha de pensamento estruturalista, que para ele “é a procura por harmonias inovadoras”. Suas pesquisas, iniciadas a partir de premissas lingüísticas, deram à ciência contemporânea a teoria de como a mente humana trabalha. O indivíduo passa do estado natural ao cultural enquanto usa a linguagem, aprende a