Resenha critica do capitulo a arte de pesquisar
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RESENHA CRITICA
CLAUDETE HAEINZ
Foz do Iguaçu – PR
2011
PESQUISA QUALITATIVA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
1. REFERËNCIA BIBLIOGRAFICA
GOLDENBERG, M. Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. In:________. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. p.16-24.
2. AUTORA
Mirian Goldenberg antropóloga e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro autora de diversos livros publicados um deles ‘A arte de pesquisar’.
3. RESUMO O capitulo pesquisa qualitativa em ciências sociais do livro A arte de pesquisar trata-se de como construir uma pesquisa cientifica utilizando vários métodos como a pesquisa qualitativa, pesquisa de campo e outros métodos.
Esse capitulo a autora começa a tratar sobre diferentes pesquisadores que não aceitam um único modelo de fazer pesquisa qualitativa em diversas áreas da ciência baseando em uma só, a da natureza, que a pesquisa qualitativa em ciências sociais tem que ter um método próprio. A autora cita Augusto Conte que defendia a unidade de todas as ciências com base em uma hierarquia e uma não poderia existir sem a outra, o pesquisador não pode influenciar a pesquisa com seus pensamentos cita também Émile Durkheim que como Conte defendia a unidade das ciências. (p.17) Em outro parágrafo alguns pensadores criticaram o modelo positivista de conhecimento aplicado a ciências sociais que através de métodos de outras ciências poderia destruir a realidade já que