Resenha
A leitura do livro de GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ª Ed. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2004., nos faz refletir e ver com outros olhos a metodologia de pesquisa, que no primeiro momento acadêmico assusta calouros, a própria autora afirma que quando inicia “um curso de Metodologia de Pesquisa noto, no semblante de meus alunos, uma profunda má vontade.” A escritora fala com propriedade sobre pesquisas, tenta mostra um caminho possível através da metodologia para a realização da pesquisa cientifica.
Em 110 paginas, dividido em 17 capítulos, além de um glossário de termos científicos, a autora Mirian Goldenberg, faz uso de sua experiência como docente e pesquisadora para instigar acadêmicos e leitores à um “olhar científico” pela metodologia da pesquisa, a autora ainda propõem que sua obra seja “um difícil (e espero prazeroso) desafio: um exercício para aprender a pensar cientificamente, com criatividade, organização, clareza e, acima de tudo, sabor”.
Nos primeiros capítulos, Goldenberg, sintetiza seu principal objetivo neste livro que é ensinar um “olhar cientifico”, aborda acerca da origem da pesquisa qualitativa, e o embate entre diversos métodos de pesquisa através da história e seus representantes científicos como: Émile Durkeim e Max Weber entre outros, e tendências atuais.
Dentre o terceiro e o sétimo capitulo, aborda dentre outros, experiências com pesquisas qualitativas, analisa a questão do estudo de caso, métodos biográficos em ciências sociais. Salienta ainda, a necessidade do cruzamento de dados tanto quantitativos como qualitativos, lançando mão de todos os recursos possíveis visando à compreensão do problema estudado. Relata experiência própria no campo de pesquisa ao usar diversos meios de constatação.
Em seu oitavo capitulo, a autora faz o equilíbrio\diferencial entre as duas formas de