resenha critica didatica
Nova Iguaçu,11 de junho de 2015
Professora: Marta
Didática
Aluna: Michele dos Santos Garcia
3° Período
Resenha Crítica da "Entrevista sobre Avaliação da aprendizagem" , Cipriano Luckesi.
Cipriano Luckesi demostra a importância de avaliar na prática pedagógica. Já que essa abordagem é não-pontual, ou seja, todos os processos anteriores ou posteriores são considerados na construção do conhecimento. A atribuição de um carácter inclusivo, também possibilita ao aluno maior abertura e interação com o educador. Desse modo, os professores de hoje, devem adaptar em seu método educativo tais práticas para que se estabeleça o desenvolvimento em todas as fases da aprendizagem.
É determinante assim a eliminação de conceitos e ideias voltadas para ameaças na avaliação. Visto que, a escola não deve exercer o autoritarismo através do medo que inserem. A aprendizagem é uma ação conjunta nos eixos educador/educando e precisa ser olhada como tal. Disciplinar não é o mesmo que opressão,é possível um ensino ético e dialógico.
É necessário então que haja a distinção entre avaliar e examinar. Enquanto a avaliação integra, o exame exclui e só leva em conta um momento específico ,assim sendo,o desempenho presente nas provas. Ainda oprimi aquele que não obteve uma pontuação boa no exame, concedendo características de não saber nada. Então o exame não deve estar presente em classe, de forma que o papel do professor é a inclusão, e não a concepção de um ser humano já pronto e cercado de saberes.
Entretanto, examinar não é totalmente extinto no caráter de investigação pessoal, em determinadas situações e meios é viável sua atualização, como em uma seleção de emprego. Por conseguinte, a avaliação não pode ser tratada como algo fixo nas etapas de ensino,por isso algumas fases haverá adaptações e apropriamentos para a desenvoltura da aula. Nota-se, então,que cada qual tem seu lugar e não são modelos estáveis e imutáveis.
O orientador,