Resenha crítica do texto de josé libâneo: “educação: pedagogia e didática: o campo investigativo da pedagogia e da didática no brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional”
RESENHA CRÍTICA
O texto “Educação: Pedagogia e Didática: o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional” é de autoria de José Carlos Libâneo. É um dos textos do livro ”Didática e formação de professores, percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal”, de Selma Pimenta Garrido, que foi lançado em 2000 pela editora Cortez em São Paulo. José Carlos Libâneo trata a problemática quanto à formação da identidade da Pedagogia, visando à discussão sobre o seu lugar no campo das ciências, os momentos cruciais para a sua consolidação e a sua relação com a sociedade contemporânea. Um dos fatos observados pelo autor é que atualmente a Pedagogia necessita de uma identidade bem esclarecida quanto às atribuições do Pedagogo abrangendo não só o campo escolar, mas também todas as esferas da sociedade. O Pedagogo não pode ser mais visto somente como um transmissor de conteúdo, que é feito por meio da didática, mas deve ser visto sim, como um agente modificador do meio em que vive e transita.
O profissional da Pedagogia necessita de uma valorização social e financeiramente compatível com a sua importância, visto que a função do Pedagogo está ligada diretamente a construção de uma sociedade já que o aprendizado não está ligado apenas à sala de aula, mas sim a todas as relações sociais existentes. Esse texto é composto por quarenta e sete páginas, que estão divididas para quatro tópicos. Nesses tópicos é exposta a história da educação em todos os seus avanços e recuos com a finalidade de fundamentar a argumentação de uma necessidade maior de ter uma