Resenha Critica Bullying
FACULDADE DE DIREITO
BULLYING: UM DESAFIO ÀS ESCOLAS
AMANDA ASSUNÇÃO SOUSA
JADY MARTINS RIBEIRO
Professora: ROSIMEIRE SOARES DA SILVA
Trabalho apresentado a Faculdade de Direito 1º Período, da FESURV – Universidade de Rio Verde, como exigência parcial para conclusão da disciplina de Metodologia Cientifica, sob a orientação da Prof. Rosimeire Soares da Silva.
RIO VERDE- GOIÁS
2013
BULLYING: UM DESAFIO ÀS ESCOLAS
Bullying direto e indireto
Amanda Assunção Sousa1
Jady Martins Ribeiro
Professora: Rosimeire Soares da Silva2
RESUMO
Este estudo refere-se ao desenvolvimento da violência dentro das escolas em forma de bullying. Sendo mesmo um problema mundial, encontrado em qualquer escola ou família, não se restringindo a um tipo específico de instituição ou classe social. A família e a escola têm o papel fundamental em prevenir o bullying. Ambas devem agir com atitudes de amor, diálogo, justiça e na solidariedade. Existem o bullying direto e o indireto que ambas as formas é prejudicial a todos os envolvidos, afetando principalmente a vítima. Essa pratica vem alastrando cada vez mais no ambiente escolar, trazendo consequências.
Palavras-Chave: Bullying, Vítima, Agressor, Família, Escola.
1 INTRODUÇÃO
O bullying é um tema de suma importância nos dias atuais, é um termo utilizado para descrever atos de violências físicas ou moral, praticado por um ou mais indivíduo, ele deve ser considerado como violência de natureza grave, que apesar de ser um fenômeno antigo, principalmente nas escolas.
Esta prática muitas vezes é confundida como “brincadeiras”, que pode levar a vítima até o suicídio, muitas pessoas pensam que essas brincadeiras são inofensivas, mas podem causar várias consequências graves.
Não é difícil encontrar exemplos de casos em que esse tipo de agressão tenha acarretado consequências graves. A prática desse crime não faz distinção entre classe social, raça, ou até mesmo culturas.
2 FUNDAMENTAÇÃO