Trabalho de Educao Fisica
Condição Física A condição física pode ser interpretada segundo duas perspetivas:
A aptidão física associada à saúde;
A aptidão física associada ao rendimento desportivo. O conceito de condição física expressa muitas vezes a nossa capacidade física na realização de qualquer tarefa diária que implique a atividade motora, mas não só. Engloba também os domínios das aptidões físicas, psicomotoras, percetivas e cognitivas. É um todo que deve ser trabalhado nos seus diversos domínios e está diretamente relacionada com a promoção e manutenção da saúde.
Principais componentes da condição física:
Resistência cárdio-respiratória – aumenta a capacidade de trabalho, reduz a fadiga e o risco de doenças cardiovasculares;
Composição corporal – reduz o risco de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diabetes;
Força muscular – aumenta a capacidade funcional (transporte de cargas mais pesadas) e redução de dores lombares;
Flexibilidade – aumento da capacidade funcional (maior amplitude de movimentos) e redução do risco de dores lombares e lesões.
A condição física pode ainda ser melhorada através da prática de exercício físico.
Voleibol O voleibol é jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efetivos (dentro decampo) e ,no máximo, seis suplentes, podendo um destes desempenhar a função de líbero. O jogo consiste em tentar enviar a bola por cima de uma rede, colocada entre as duas metades do campo, fazendo com que esta caia no campo adversário e evitar que os seus oponentes façam o contrário, cumprindo sempre o regulamento específico.
Regras básicas:
A bola deve ser jogada com as mãos, mas pode ser jogada com outras partes do corpo, se necessário;
Cada equipa só pode dar três toques