Família Real Portuguesa no Brasil
Name: Carolina Clapp de Paiva Dâmaso Date: 19/11/2014
Subject: BSS Grade: 11th B Teacher: Mr. Viana Concept:_______
Família Real Portuguesa no Brasil
Em 1808 a corte portuguesa chegou ao Rio de Janeiro e assim o Brasil passou a ser o centro das decisões do governo português. A imigração da corte da metrópole para o Brasil ocorreu após o exército napoleônico invadir Portugal. Em novembro de 1807, 15 mil pessoas da família real e da corte portuguesa deixaram Lisboa em direção ao Brasil. Chegaram na Bahia no dia 22 de Janeiro de 1808 e no Rio de Janeiro no dia 7 de março de 1808.
Os portugueses ficaram no Rio de Janeiro durante treze anos. Durante esse período a cidade passou por varias transformações urbanas e culturais. Durante um período, a família real ficou no Convento do Carmo até quando um rico comerciante ofereceu a D. João na Quinta da Boa Vista um palácio para a residência da família. Enquanto isso, os nobres preferiram ficar nos arredores da cidade onde construíam residências, ocupavam chácaras cedidas por brasileiros ou confiscadas por decreto real.
A presença dos nobres portugueses no Brasil causou drásticas mudanças no perfil político-econômico do Brasil. O decreto feito por Napoleão do Bloqueio Continental fechara os portos europeus para o comércio de mercadoria. Em 1810, com a assinatura dos tratados de Aliança e Amizade e de Comércio e Navegação, os interesses econômicos dos ingleses eram favorecidos, enquanto os dos portugueses eram prejudicados e assim, a longo praso afetaria a economia brasileira. Com isso o Brasil se tornaria por um longo periodo de tempo, um grande consumidor de manufaturas britânicas.
Jardim Botânico do Rio de Janeiro Banco do Brasil