O iluminismo na américa portuguesa e a vinda da família real para o brasil
Unidade 5: Iluminismo na América Portuguesa
Unidade 6: Vinda da Família Real para o Brasil
Atividade:
Com base nos conteúdos estudados nas Unidades 5 e 6, pondere e escreva um texto, de no máximo, duas laudas sobre a relação existente entre a transferência da Família Real Portuguesa e a emancipação política e econômica do Brasil. Poste suas considerações no Portifólio.
A transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil foi sem dúvida a mais estratégica arma que Portugal utilizou para ficar “isento” da guerra que acontecia na Europa, pois estava sendo pressionado por Napoleão e ao mesmo tempo não podia romper a aliança feita com a Inglaterra.
D. João adiou o máximo que pôde essa situação, mas a ameaça da invasão francesa, fez com que em 1808 a Corte Portuguesa partisse às pressas rumo ao Brasil.
Com a chegada, se estabeleceram no Rio de Janeiro e a primeira medida do príncipe regente foi a abertura dos portos às nações amigas, principalmente Inglaterra, que na fuga da Família Real deu total cobertura aos navios, além do que, as taxas alfandegárias eram menores em relação aos demais países.
Com a abertura dos portos, houve a necessidade de se abrir também indústrias, acabando, assim, com o édito real, que proibia a existência de indústrias no país e com isso a Inglaterra, que em 1810 assinou com a Coroa portuguesa o Tratado de Navegação e Comércio, apoderou-se do controle do mercado colonial brasileiro.
Além disso, foram construídos vários edifícios para comportar uma família real. Foram construídos o teatro lírico, prédios e palácios, além do Jardim Botânico.
Com todas as melhorias feitas, pelo príncipe regente, em 1815 o Brasil deixou de ser colônia e passou à condição de Reino Unido com Portugal e Algarves.
Segundo Martins (2009, p.1):
...A elevação do Brasil à condição der Reino Unido, em 1815, representou também uma mudança de