chegada da familia real ao brasil
Apresentação
Colégio:
Aluna:
Turma:
Disciplina: História
Professor:
Sumário
Introdução................................................... pág 2
Chegada da familia real no Brasil................. pág 3
Motivos da vinda da familia real pro Brasil.. pág 3
Consequências para o Brasil........................ pág 4
Consequência para Portugal e Europa........... pág 5
Abertura dos portos às nações amigas........... pág 6
Retorno de D. João para Portugal................... pág 6
Conclusão..................................................... pág 7 Conclusão..................................................... pág 8
Bibliografia.................................................... pág 9
Introdução
A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi o episódio da história de Portugal e da história do Brasil em que a família real portuguesa, a sua corte de nobres e mais servos e demais empregados domésticos se radicaram no Brasil, entre 1808 e 1820. Tendo a leva inicial chegado a mais ou menos quinze mil pessoas. Após 1822, alguns destes voltaram a Portugal.
Enquanto o Brasil era colônia de Portugal, o Brasil enfrentou com bravura e venceu os piratas, os franceses e os holandeses. Ocorreram muitas lutas internas e muitos perderam a sua vida para tentar tornar seu país livre e independente de Portugal. Essa luta durou mais de trezentos anos.
Chegada da família real ao Brasil
Nos quatorze navios, além da família real, vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram também muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor.
Após uma forte tempestade, alguns navios foram parar em Salvador e outros na cidade do Rio de Janeiro. Em março de 1808, a corte portuguesa foi instalada no Rio de Janeiro. Muitos moradores, sob ordem de D.