chegada da familia real ao brasil
673 palavras
3 páginas
Bem, a família real só veio pra cá, porque Napoleão conquistou a Espanha e ficou na fronteira com Portugal avisando o rei D. João q se não houvesse resistência a França e se Portugal parasse de comprar coisas da Inglaterra e se respeitasse o bloqueio continental, ngm morreria. Mas como Portugal devia mto pra Inglaterra (principal inimiga da França), não podia simplismente cortar relações com o país, pq havia exército inglês em terras portuguesas e a Inglaterra sabendo da pressão q Napoleão estava fazendo disse q invadiria Portugal se aceitasse a proposta da França. Então se Portugal agradasse a Inglaterra, Napoleão iria invadir e se agradasse Napoleão, Inglaterra iria invadir. Então eles fugiram pra colônia deles e deixaram os portugueses no meio de uma guerra entre Inglaterra e França q demorou alguns anos pra acabar. Depois de alguns meses perdidos no Atlântico eles finalmente chegaram ao Brasil e o q mtos dizem é q a maioria da tripulação pegou piolho então a mulherada chegou aqui careca, inclusive a Carlota Joaquina. No dia 22 de janeiro de 1808, chegava a Salvador a família real portuguesa, em fuga das tropas do exército francês, comandadas por Napoleão Bonaparte, que expandia seu domínio sobre a Península Ibérica. Politicamente, o evento significava a transferência do governo de Portugal e de suas colônias para o território brasileiro.
O Estado português estava, então, sob a regência do príncipe dom João de Bragança, uma vez que a rainha Maria 1ª., sua mãe, encontrava-se afastada do trono desde 1792, devido a problemas de saúde mental.
O papel do príncipe regente - que seria coroado rei de Portugal, dom João 6º, em 1816 - foi fundamental para a transformação da vida no Brasil da época, a partir do momento em que ocorreu o desembarque na Bahia.
Foram apenas 34 dias em Salvador. O breve tempo, porém, não impediu dom João de tomar decisões fundamentais para destravar a economia brasileira e promover o crescimento da cidade que, até 1763, foi a