As Cinco Regiões Brasileiras
Neste trabalho iremos apresentar as cinco regiões brasileira. Que são: Norte, Nordeste, Centro - Oeste, Sul e Sudeste. Incluindo seus aspectos físicos, aspectos econômicos, aspectos sociais e questões ambientais.
Região Norte
Aspectos Físicos
Possui 3.853.327 km², corresponde a quase metade do território brasileiro.É composta pelos estados: Amazonas, Acre, Amapá, Tocantins, Roraima, Rondônia e Pará.
Clima – a maior parte do território da região Norte possui clima equatorial, bastante úmido, composto por temperaturas elevadas durante a maior parte do ano, com médias de 24 °C a 26 °C. No norte do Pará e o clima é tropical. Prevalece o clima bastante úmido.
Vegetação – nessa região está localizada a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Abriga a maior biodiversidade do mundo. A região Norte possui também uma pequena faixa de mangue e alguns pontos de cerrado.
Relevo – é composto por planalto, depressão e planície. Normalmente, o relevo da região Norte apresenta baixas altitudes, predominando uma superfície bastante plana. Os pontos mais elevados são: monte Caburaí (1.456 metros de altitude); monte Roraima (2.727 metros de altitude); Pico da Neblina (2.993 metros de altitude), sendo o ponto mais elevado do Brasil.
Hidrografia – a região Norte é privilegiada no que se refere à hidrografia, possui a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica. A maioria dos rios são extensos e volumosos. Outra bacia hidrográfica de grande importância é a Tocantins-Araguaia, que nasce na região Centro-Oeste, passa pelos territórios do Tocantins e do Pará, desaguando no oceano Atlântico. Essas bacias hidrográficas proporcionam atividades elementares para a população nortista, a produção de energia através da construção de hidrelétricas, por exemplo.
Aspectos Econômicos
Economia: Baseada no extrativismo vegetal e na agricultura. Pecuária bufalina em Roraima e na Ilha de Marajó. No setor industrial destaca-se o Pólo