Analise do Filme
O filme norte-americano de 2003 realizado por Gus Van Sant retrata a história da escola secundaria de Portland, onde como toda a escola existe diversos tipos de alunos e os mesmos possuem características diferentes, toda a escola tem um nerd, toda ela tem aquele grupinho de garotas que se junta pra zombar da coleguinha mais tímida e sozinha na escola de Portland não era diferente existia sim esses tipos de acontecimentos, acontecimentos esses chamado de Bullying. Mas o que é Bullying?
É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
O Bullying pode ser caracterizado por duas formas: Direta e Indireta. Sendo a direta subdivididas em físicas (bater, chutar, tomar pertences) verbais (apelidos, insultos, atitudes preconceituosas).
Indireta ou emocionais: relacionam -se com a disseminação de histórias desagradáveis, indecentes ou pressão sobre outros, para que a pessoa seja discriminada e excluída do seu grupo social.
Sabendo desses conceitos sobre o bullying percebemos algumas situações dessas transmitidas pelo filme : no aluno que joga peteca no colega, na observação do grupo de garotas sobre a menina que não queria usar short na aula de Educação Física. Valendo lembrar que as cenas principais do filme se dá pela tragédia ocorrida na escola, onde em um dia aparentemente comum na vida do grupos de adolescentes daquela escola os mesmos estavam fazendo suas atividades cotidianas normalmente enquanto isso dois alunos esperavam em casa a chegada de armas com altíssima precisão e poder de fogo onde eles serão protagonistas de uma grande tragédia ocorrida dentro da escola assassinando todos as pessoas que ali estava