Arresto
WERNECK, Hamilton. Professor, Profissão Perigo Petrópolis, DP et alii Editora 200p, 112 p.
1 Wanessa Pereira da Silva
1 CREDENCIAS DOS AUTORES
O Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.
Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Membro da Academia de Letras de Nova Friburgo. Foi também Secretário de educação do município de Nova Friburgo - RJ, e escreve para sites educacionais, revistas e jornais especializados, como a revista Profissão Mestre, fazendo parte também de seu respectivo Conselho Editorial.
Atualmente trabalha na Universidade Candido Mendes. O livro em síntese tata da violência prolifera dentro de uma falta de cultura, de vínculo familiar e de comprometimento com as pessoas. Daí ser importante para as escolas, além do trabalho de ensinar, atacar com vigor as raízes da violência, enfrentando a realidade.
Numa linguagem que lhe é peculiar, o autor transita pelo tema da violência em sala de aula, abordando tanto o lado do aluno e do professor quanto o da escola. São os novos medos, os novos “lobos maus” que cresceram e viraram monstros. Num certo sentido, “escola não é delegacia, e professor não é investigador”, mas, também, tanto a escola quanto o professor não podem esconder o assunto, pois ele está muito perto de nosso dia a dia, inclusive dentro da escola, e com grandes reflexos sobre todos os seus membros.
2 RESUMO DA OBRA
O livro é constituído de um alerta da maioria do povo reclamando de violência, vindo das ruas e das cidades em geral, mas essa violência está muito mais