Resenha Celso Furtado
Centro sócio-econômico – Curso de Relações Internacionais.
Formação Econômica do Brasil – CNM7251.
Graduando: Murilo Henrique Feuzer dos Santos.
Resenha sobre o filme: Longo Amanhecer.
O filme Longo Amanhecer trata-se de um documentário que narra a vida, os feitos, a influência na economia latino-americana e as ideias do pensador e economista brasileiro, Celso Furtado. O filme inicia com um depoimento do próprio Celso Furtado, que foi gravado antes de seu falecimento em 2004. O Mesmo nasceu em Pombal no ano de 1920, na Paraíba e morreu em novembro de 2004. O filme conta com os relatos de outros atores como João Cardoso de Melo, Maria Tavares e etc.
Inicialmente, Celso Furtado é caracterizado por Maria Tavares como o grande pensador econômico do Brasil, e Francisco de Oliveira o considera o quarto demiurgo do Brasil moderno, um dos inventores sobre o que pensamos sobre o Brasil hoje, ainda neste relato, Maria Tavares coloca que ele possuía uma filosofia moral que leva à prática. João Cardoso de Melo coloca que Celso Furtado acreditava na possibilidade de transformar o Brasil com reformas estruturais acompanhadas de uma política econômica responsável.
Furtado afirma que seu ponto forte era conseguir captar o essencial na realidade através da análise, e assim, entender o Brasil. Furtado foi principal formulador do pensamento nacional-desenvolvimentista. Ele participou da II Guerra Mundial, e após isso, veio o desejo de conhecer e entender o mundo, assim, foi para a Europa e se matriculou em um doutorado de economia da França. Antes de retornar ao Brasil, ele integra a Comissão Econômica para a América Latina e que com esta estuda o subdesenvolvimento latino-americano, nestes estudos ele chega à conclusão que o subdesenvolvimento é um subproduto do desenvolvimento.
Sua obra principal foi “Formação Econômica do Brasil”, que apresentava os ciclos do Brasil como parte da manifestação do fenômeno do subdesenvolvimento. Furtado