Resenha celso furtado
A ocupação da America foi devido a expansão comercial que estava ocorrendo na Europa no séc. XV, algo que já vinha sendo acontecendo a partir do séc. XI, e alcançou um elevado grau de desenvolvimento no séc. XV, quando as invasões turcas começaram a criar dificuldades crescentes as linhas orientais de abastecimento de produtos de alta qualidade, inclusive manufaturas. No inicio a ocupação econômica do Brasil ocorreu graças às pressões políticas sobre Portugal pelas outras nações europeias, ele só teria o direito pelas terras efetivamente ocupadas, e Portugal realizou esse esforço no Brasil pela possível existência de ouro no seu interior. Para Ocupar o Brasil os portugueses não conseguiria manter com a simples extração de letais preciosos, assim pensou-se na exploração agrícola.
Os portugueses havia já iniciado há algumas dezenas de anos a produção, em escala relativamente grande, nas ilhas do Atlântico, de uma das especiarias mais apreciadas no mercado europeu: o Açúcar. Essa experiência permitiu a solução dos problemas técnicos relacionados com a produção do açúcar, fomentou o desenvolvimento em Portugal da indústria de equipamentos para os engenhos açucareiros.
O êxito da grande empresa agrícola do século XVI, constituiu portanto a razão de ser da continuidade da presença dos portugueses em uma grande extensão das terras americanas.
Sendo a Espanha o centro de uma inflação que chegou a propagar-se por toda a Europa, não é de estranhar que o nível geral de preços tenha sido persistentemente mais elevado nesse país que em seus vizinhos, o que necessariamente teria de provocar um aumento de importações e uma diminuição de exportações. Em consequência, os metais preciosos que a Espanha recebia da América sob a forma de transferências unilaterais provocavam um fluxo de importação de efeitos negativos, sobre a produção interna, e altamente estimulante para as demais economias europeias.
Cabe, portanto admitir que um dos fatores do êxito da empresa