UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU
CAMPUS PROFESSOR POSSIDÔNIO QUEIROZ
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
BLOCO: I TURNO: MANHÃ
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSORª: SANDRA CAMINHA
ACADÊMICOª: FRANCISCA THAMIRIS DA SILVA GONÇALVES
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
OEIRAS 2014
Francisca Thamiris da silva Gonçalves
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Resenha critica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, pelo curso de Pedagogia do Campus Possidônio Queiroz, ministrada pela Professora
Sandra Caminha.
Oeiras
2014
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Resenhado pela acadêmica Francisca Thamiris da Silva Gonçalves, estudante de Pedagogia, do Campus Possidônio Queiroz.
Paulo Reglus Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. O mesmo fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levou a construir seu revolucionário método de ensino. Em 1947 dirigiu o departamento de educação e cultura do Sesi, em 1964, no governo de João Goulart foi coordenador do Programa Nacional de Alfabetização. Viveu no exílio no Chile e na Suíça. Além da obra Pedagogia do Oprimido ele também fez, A Educação na Cidade, Pedagogia da Esperança entre outras. Durante a prefeitura de Luiza Erundina, foi secretário municipal da Educação, em São Paulo. E nesta mesma cidade morreu de infarto, em 02 de maio de 1997.
A obra em questão, Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, propõe uma pedagogia com uma nova forma de relacionamento entre educador, educando, e sociedade. Além disso, norteia educadores para uma prática pedagógica que vise a libertação e a transformação do indivíduo enquanto cidadão oprimido.
O autor conceitua os termos opressor