PROJETO DE EXTENSÃO
Técnicos da Secretaria de Planejamento, com o apoio de assistentes sociais e funcionários de todos os órgãos da Prefeitura de Arapiraca, já começaram a promover a transferência das 583 famílias que viviam em áreas de risco, nas favelas do Caborje, Quiçassa e parte do bairro Manoel Teles, para as novas moradias no Conjunto Residencial Jardim das Paineiras, localizado no bairro Nilo Coelho, na periferia da cidade.
O conjunto habitacional faz parte de convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal, por meio do Programa Habitar Brasil/BID, num projeto que consumiu recursos da ordem de R$ 10 milhões.
As casas são de alvenaria, com 40 metros quadrados, com cinco cômodos, incluindo quarto, sala, cozinha, banheiro e área de lazer. O loteamento para onde as famílias estão sendo transferidas terá estrutura completa para atender a população do projeto, incluindo ruas pavimentadas, escola, creche, posto de saúde, posto policial, área de lazer e um centro comunitário, que será destinado à realização de cursos voltados para a geração de emprego e renda das famílias.
De acordo com a secretária de Planejamento, Rosa Ângelo, o mutirão para a transferência das primeiras famílias teve início na manhã da última segunda-feira (2), com a demolição dos casebres.
A prefeitura disponibilizou caminhões para a transferência das famílias e o trabalho está sendo acompanhado por soldados e viaturas do 3º Batalhão Militar, a fim de garantir a remoção dos móveis e outros objetos pertencentes aos moradores.
A secretária revelou que, junto ao projeto de retirada das famílias das áreas de risco, a prefeitura também está adotando projetos sociais de educação sanitária e ambiental, com a limpeza da área, que será transformada num espaço urbanístico com a criação do Bosque das Arapiracas.
Programas habitacionais melhoram a vida de 10 mil famílias
A Prefeitura de Arapiraca está realizando um dos maiores programas municipais de