resenha Brand Equity
Canais de Marketing
Master em Marketing
Terças e quintas
Resenha de “Administração de Marketing” - capítulo “Brand Equity”
Marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de todos, destinado a identificar produtos ou serviços de um fornecedeor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los da concorrência. As diferenças podem ser funcinais, racionais ou tangíveis, quando relacionadas ao desempenho do produto, ou simbólicas, emocionais ou intangíveis, quando relacionadas ao que a marca representa.
As marcas são importantes para que o consumidor identifiquem a origem ou o fabricante de determinado produto, podendo assim avaliar quais marcas satisfazem melhor às suas necessidades e quais deixam a desejar.
Elas também são importantes para as empresas, porque simplificam o manuseio ou o rastreamento de produtos e ajudam a organizar estoques e registros de contabilidade. Também oferecem à empresa proteção jurídica quanto aos recursos ou aspectos exclusivos do produto, pois o nome da marca pode ser protegido por marcas registradas, os processos de manufatura protegidos por patentes e as embalagens protegidas por direitos autorais, fazendo com que as empresas possam investir na marca com segurança e tire proveito dos benefícios desse valioso ativo.
Branding é dotar produtos e serviços com o poder de uma marca e está totalmente relacionado a criar diferenças, estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre produto e serviços de modo que torne sua tomada de decisão mais esclarecida e gere valor à empresa.
As marcas mais fortes possuem algumas características em comum:
1 – Oferecem benefícios que os consumidores almejam.
2 – Mantém-se relevante.
3 – A precificação é determinada pela percepção de valor por parte dos consumidores.
4 – Posicionamento correto.
5 – Coerência entre as mensagens de marketing e o produto.
6 – Portfólio e hierarquia de marcas bem administrado.
7 – Bom uso do repertório de atividades