Resenha do capítulo 1 - gestão estrategica de marcas
Gestão de Produtos e Marcas
Capítulo I
Neste capítulo o autor apresenta os conceitos de marca, sua importância para as empresas e consumidores bem como os desafios para manter a liderança de uma marca estabelecida no mercado.
O que é marca ?
O uso de marcas é feito há muitos séculos como forma dos fabricantes diferenciarem seus bens de outros.
A marca pode ser um nome, termo, símbolo, desenho, qualquer representação que identifique bens ou serviços. Portanto, sempre que um profissional de marketing cria uma representação, ele está criando um marca.
As marcas podem ser baseadas em nomes próprios, nomes de lugares, nomes de animais ou nomes de coisas e objetos. Há ainda marcas que levam nomes de santos, que indicam significado inerente ao produto , que dão uma dica de importantes atributos ou benefícios do produto ou que são simplesmente inventadas.
Ao se criar uma marca, existem infinitas opções de combinações quanto ao número e à natureza dos elementos da marca para que se identifique o produto.
A marca é um produto, mas um produto que incrementa outros atributos que o diferencia , de algum modo, de outros produtos que tem o propósito de que satisfazer a mesma necessidade.
Um produto com marca pode ser um bem físico, um serviço, uma loja, uma pessoa ou personalidade, um lugar, uma organização ou uma idéia.
Algumas marcas se diferenciam de outras criando vantagens competitivas através do desempenho de seus produtos, como por exemplo a Gilette, a 3M que mantém a liderança em algumas categorias há décadas. Isso somente é possível devido à inovação contínua, ao investimento em pesquisas de novas tecnologias, o que mantém o produto alinhado com o que tem de mais novo nos mercados. Outras marcas, como a Coca-Cola, mantém a liderança de sua categoria, pois está sempre ciente dos desejos e preferências de seus consumidores.
Todo o programa de marketing pode contribuir para o